Pesquisar este blog

domingo, 4 de setembro de 2011

Drivers difíceis de se encontrar

Você já viveu a experiência de formatar um equipamento e "comer o pão que diabo amassou" pra conseguir os drivers ou até mesmo não conseguir configurar o equipamento, deixando a instalação incompleta?. Se a resposta for sim não desanime, existe solução para esse problema.

1- Pra começar é possível fazer um backup dos drivers antes da formatação com softwares tipo Driver Magician, My Drivers e outros programas do gênero(link no final da matéria), porém fique atento caso o motivo da formatação seja vírus, você pode estar fazendo uma cópia de arquivos maliciosos/infectados ao usar esse método.

2- Outra opção é usar um tipo de aplicativo que reconheça o hardware e o fabricante, um exemplo desse tipo de aplicação é o Everest (shareware), AIDA(freeware) e outros programas para essa finalidade(links no final da matéria).

3- Se o software não conseguir encontrar o modelo e o fabricante do equipamento, o jeito é resolver "na unha". Se o prazo de garantia do equipamento já expirou, abra o gabinete e verifique a marca e o modelo da placa-mãe(geralmente a marca e modelo vem estampado na placa ou em uma etiqueta colada sobre as portas USB/LAN/Video onboards). Caso o equipamento estiver na garantia ou for um note/netbook ou tablet o alternativa é procurar o número de série que vem em uma etiqueta e ir no site do fabricante verificar. Outra dica é acessar o POST (Power-On Self Test) pressionando a tecla "Pause Break" e verificar do lado esquerdo-inferior o modelo da placa-mãe (se seu equipamento possui na inicialização um banner da marca, acesse o setup do BIOS e desmarque a opção quick boot para mostrar as informações básicas na inicialização) algumas versões de BIOS fornecem essa informação também. Em seguida vá para um site de buscas ex:google, bing,etc e mãos á obra.

Destaque para o modelo da placa-mãe no POST do computador


Abaixo são listados alguns links de drivers raros de motherboards, note/netbooks, tablets e GPS.


Placa-mãe GigaByte ga-81865GME-775


Placas-mãe PCChips


Alguns notebooks Acer


Produtos da Positivo Informática (é necessário digitar o numero de série que vem na parte traseira do equipamento)



Placas de monitoramento CFTV Geovision



Backup de Drivers


Reconhecimento de Hardware

Everest(shareware)

AIDA32(Freeware)



Essa matéria continuará a ser editada com novos links, se você tiver sugestões a fazer envie para jrtecnologia@live.com ou faça um comentário abaixo, elas serão postadas aqui.

Até a Próxima!

Por Junior Lima







Nenhum comentário:

Postar um comentário